E causou a curiosidade de muitos.E a pergunta que mais ouvi foi: O que é esse ser estranho? (estuda as tarantulas? rs);
Bom, Tanatologia é o estudo da morte e do morrer!
Como assim..? Ela é a ciência da vida e da morte que visa humanizar o atendimento aos que estão sofrendo perdas graves, podendo contribuir dessa forma na melhor qualificação dos profissionais que se interessam pelos Cuidados Paliativos.
E depois que eu respondo é certeza a segunda pergunta: Porque vai estudar isso?
Porque a morte ainda é um tabu em nossa cultura.
Onde prevalece a noção de que a morte é um erro, uma imperícia ou um fracasso.
E o que mais frustra as pessoas é que mesmo numa época em a partir da ciência e da tecnologia conseguimos fazer descobertas surpreendentes, não conseguimos conviver com o grande mistério da morte e o fato de que cedo ou tarde morreremos. E temos que estar preparados para isto.
Esse é o ponto fundamental, pois o que nos torna preparados para a morte se não uma vida plena do qual de nada nos arrependemos e temos a certeza de que vivemos tudo que poderíamos ter vivido? Aceitar a morte nos faz viver a vida mais intensamente e sem medo, aproveitando cada segundo.
Para uma Assistente Social (meu futuro) é fundamental saber conviver com este assunto.. e depois eu falo mais sobre esse assunto no meu campo de estudo.
Para concluir esta breve introdução a Tanatologia quero citar uma frase (Epicuro):
A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.
Lua Alves
Se não fosse pelo horário, "TaRantologia" me atrairia... Acho que sei lidar bem com a questão da morte, não que tenha tido uma experiência concreta ;), mas tabus sociais me atraem :D
ResponderExcluirÉ uma temática fundamental! Faz parte de nós.. nossa existência! Eu recomendo que faça (num outro semestre), afinal, seremos Assistentes Sociais!
ResponderExcluir